Visite outra cidade

 

 

População: 285.000 habitantes
Estádio: Arena AufSchalke – Gelsenkirchen
Obras programadas: Estádio completamente novo
Custo: €192 milhões de euros

Capacidade total:  48.426 torcedores

Para mais informações sobre Gelsenkirchen clique aqui.

 

  

 

 

 

Gelsenkirchen:

O AufSchalke Arena abriu oficialmente suas portas nos dias 13 e 14 de agosto de 2001. O Arena substituiu ao velho Parkstadion e em seguida impôs novas pautas na construção de estádios.

“Este estádio é um projeto piloto para o mundo inteiro”, anunciou elogioso o Presidente da FIFA, Joseph S. Blatter. Em 20 de novembro de 2002, o Arena abrigou o encontro internacional entre Alemanha e Holanda.

Suas instalações de vanguarda mostram o caminho a seguir no desenho de estádios e fazem do Arena o recinto mais moderno de Europa. Foi aclamado pelo ex governador Wolfgang Clement como “a maior glória do futebol.” Algumas de suas características são:

  • Cubo de vídeo com quatro telas, de 36 metros esquadrados cada uma.
  • Sistema de alto-falantes de vanguarda com uma intensidade máxima de 193 decibeis.
  • Campo desmontável que é deslocado para o campo tomar sol..
  • Teto retráctil.
  • Sistema de pagamento por cartão eletrônico.
  • Sistema de controle eletrônico do tráfico e do estacionamento.

Gelsenkirchen aparece mencionada pela primeira vez num documento de 1147. A descoberta de carvão em 1840 foi o desencadeante da industrialização da região. A cidade cresceu muito rapidamente até converter-se numa grande metrópoles industrial e, durante alguns anos, na capital européia da indústria mineira, metalúrgica e siderúrgica. 

Desde o início da crise do carvão no final dos anos cinquenta no século XX, a cidade lutou com todos os meios a seu alcance pela mudança e pela implantação de uma nova estrutura econômica que substitua à economia baseada na indústria do carvão, do metal e do aço. Em 1997, a recuperada mina de Nordstern se converteu na sede da Exposição Paisajística de Alemanha, e se transformou numa paisagem cultural e num parque industrial aberto ao público. A última mina de carvão fechou em 1998. Nesse  mesmo foi colocada a primeira pedra do Arena AufSchalke, um dos projetos mais ambiciosos em matéria de construções desportivas.

Com 5,4 milhões de habitantes, o vale do Ruhr se encontra entre as regiões mais densamente povoadas da Europa, e é uma das áreas metropolitanas maiores e economicamente mais importantes do continente. A região dispõe de uma concentração de atividades, de infra-estrutura e de tradição desportiva sem igual. O futebol goza de especial importância já que o “coração do futebol” de Alemanha bate no vale do Ruhr: o clube FC Schalke 04 e suas cores azul e branco são toda uma instituição no lugar. Na região do Ruhr, num ráio de 50 quilômetros com seu centro em Gelsenkirchen, encontram-se muitos e famosos clubes de futebol. Três deles jogam atualmente na Bundesliga.